domingo, 3 de agosto de 2008

Serra de Valongo com chegada ao tasco de Couce

Depois de um passeio - reconhecimento feito na segunda-feira em Valongo , com o Sérgio e Tone e na presença do Trilhos, onde se pôde desfrutar de 30kms de estradas e trilhos, com subidas acentuadas, descidas rápidas – fiquei fã de uma que deve ter mais de 1 km e é feita sempre a abrir- e percursos muito técnicos com muita pedra solta, a convite do nosso amigo Sérgio, que já tinha ido pedalar de manhã para Nogueira ( deve andar a treinar para os Mundiais) – na ausência do chouriço do Tone que a esta hora tá a curtir umas raparigas na Suíça e teve que faltar aos treinos- e contando com a presença do famigerado atleta do Bike17 , Pimenta Saca Saca, que tinha faltado na Segunda, fomos novamente, Sábado 02 de Agosto, pelas 15H00, pedalar para a Serra de Valongo, com o intuito maior de fazer já um reconhecimento mais completo para um passeio que será organizado por estes nossos amigos e companheiros de aventuras, Sérgio e Tone, provavelmente no início de Outubro.

Desta vez, alteramos o percurso anterior e, em vez de ir até ao alto de Valongo pela estrada, saímos de minha casa e começamos logo a entrar na Serra em Alfena, levando logo aí com uma subida longa e técnica, até ao ponto mais alto, junto ao Meco, com piso irregular mas que dá para pedalar em ritmo constante mas que exige boa preparação física, o que se aplica desde já ao resto do percurso. Daí seguimos sempre pela Serra até entrarmos na estrada principal em Valongo e continuamos até às bombas da Esso, local onde nos embrenhamos novamente nos trilhos, subindo até à Capela e logo a seguir ao Sanatório. Daí em diante é quase sempre a descer, com umas subiditas no meio, com partes do percurso muito técnica devido às pedras soltas mas que dão muita adrenalina.

Chegando já a uma estrada em paralelo e junto ao Rio Ferreira, na zona de Couce, seguimos em direcção a um tasco conhecido do Sérgio e do Tone – só podia! tasco esse que fica num antigo moinho junto ao rio e que só labora ao fim de semana, servindo petiscos e almoços – cabidela, bacalhau, etc – e umas cucas e granadas de verde e maduro, que dá para manter sempre fresquinho, é só mergulhar nas águas do rio, técnica já assimilada por nossos dois amigos. Temos mesas junto ao rio e debaixo das ramadas, o que em dia de calor, e hoje estava bastante, sabe que nem ginjas. Lá tivemos nós que fazer um esforço e ter que deitar abaixo uma caneca de cerveja traçada e uma punheta de bacalhau, acompanhada de broa e azeitonas – nesta altura lembramo-nos logo do Manel, não sei porquê!!! Ainda pensei em lhe ligar para lhe dar conta da ementa mas ali no meio do poço não há rede de Tlm que aguente, que o diga o Pimenta.

De barriga cheia, lá tivemos que nos sacrificar e pegar novamente nas burras para completar o resto do percurso, que implica chegar em estrada até Campo - Valongo, sem antes levar com uma subida de 300 metros de categoria especial logo após o Tasco!!! Posto isto, descemos pela estrada em direcção a Alfena e chegamos a minha casa pelas 19H20, o que deu cerca de 36 kms, bem puxadinhos. Aí e em jeito de desabafo, o Pimenta disse e passo a citar: “tenho de treinar mais para Penafiel senão tou lixado”, o que denota desde já um certo espírito guerreiro e de sacrifício mas também alguns sinais de carunchismo que se vem acumulando no pelotão do bike17 .

O Sérgio e o Tone ainda terão que limar algumas arestas sobre este passeio, local de saída = local de chegada? almoço ou não no tasco em Couce, possibilidade de banhos ou não, kms, etc… e este terá alguma dificuldade física mas nada que meta medo aos atletas do Bike17eco. Valerá bem a pena participar neste 1º passeio organizado por estes nossos dois amigos de andanças.
Ps: a qualidade das fotos poderá deixar a desejar mas foram tiradas por um telemóvel, embora se destaque a qualidade dos atletas intervenientes.
O Trepador

5 comentários:

Anónimo disse...

Foi um bom treininho e como se pode ver nas fotos, com muito esforço!!!

Anónimo disse...

Dois comentários.
Quando lá fui eu até Valongo, passei uma fome de cão, quando falto ao treino, é só comer, beber e descansar à sombrinha. Tenho de reclamar com estas organizações, assim não pode ser.
Outro assunto, afinal acho que temos cronista com provas dadas, quase ao nível de Fernão Lopes,(já me vou livrar um pouco desta responsabilidade).

Anónimo disse...

Deve ter sido duro....Há passeios duros mas alguem tem que os fazer, não é verdade, seus xinateiros!????

Anónimo disse...

Pelos comentários já vi que o pessoal está em grande forma.
Um treininho de 30 Km e é o que se vê.
Trilhos, concordo quanto ao cronista.
Para a proximo espero poder ir.

Anónimo disse...

FUI NOVAMENTE ENGANADO
Não é que no fim de semana seguinte fui outra vez lá, convidado para ir almoçar ao tal tasco, e não é que estava fechado.
Passei outra fome de cão, com a agravante de lhe juntar sede de Camelo.
Trepador e Sérgio, obrigadinho mas na vossa terra passa-se mais fome que na Etiópia.
Nunca mais!