domingo, 9 de novembro de 2008

Cumpram o Código da Estrada e cuidado com os caçadores.

Trepador, Saca Saca, e Trilhos, juntaram-se lá para os lados de Paço de Sousa aos colegas do Ecobike e Sprint Veloce Team, para fazer os 65 Km da Maratona BTT, Terras do Egas, já com promessas da dureza do percurso, 1553 metros de acumulado, 23 Km a subir, todos sabiam que ia ser duro, principalmente devido à falta de treino.

Com a presença especial do ecobike Gigantones, saído de uma paragem prolongada devido a lesão, lá nos juntamos na partida onde, como de costume neste tipo de eventos, foi feito o briefing por um dos responsáveis da prova, via sistema de som, até aqui tudo normal, “cumpram as regras do Código da Estrada, pedalem em segurança, e… CUIDADO COM OS CAÇADORES”, - o quê?!!!! , mas não deviam ser eles a ter cuidado connosco.

Bem lá arrancamos, todos juntos, até as habituais quebras uns mais para a frente outros mais para trás, mas lá fomos indo.

A certa altura comecei a ouvir os disparos das caçadeiras, a minha primeira ideia foi “lá foi mais um ciclista”, e a cada disparo pensava sempre no mesmo, “lá foi mais outro”, “estou-me a aproximar, a seguir sou eu”.
Mas lá foram os ciclistas passando, uns mais a medo outros mais à vontade, por entre vários cães de caça que apareciam vindos do meio do mato, e pelos caçadores que continuavam aos tiros mesmo com os atletas a passar por aqueles lados, enfim…

Desenrolando-se por paisagens bem bonitas já com os tons do Outono, ( pelos menos aquelas em que consegui levantar a cabeça para olhar), o percurso passou por diversas ruínas e aldeias rústicas em xisto, encontrando-se relativamente bem sinalizado, o que não chegou para evitar alguns enganos, (é o que faz ir atrás do Marito).
A vingança do Valente sobre o Gigantones (embora não tenha participado), cumpriu-se finalmente, pois ninguém esperou pelo rançoso que acabou por chegar quase em último, queixando-se da lesão no pulso e das “cabras” (parece que em Portalegre foi ao contrário, Valente estás vingado) -“Agora sei o que o Valente sentiu em Portalegre”, foi o desabafo do Gigantones.

Todos chegaram ao final, já com as “cabras” a instalar-se, devido à falta de treino, aliada à dureza de percurso, começando aqui o pior da organização, primeiro já não aceitaram os tempos de chegado dos últimos, (se calhar não têm o mesmo direito), depois acabou a comida, (mais uma vez se calhar também não tinham direito a comer), nesta fase a organização esteve francamente mal, não é só receber o dinheiro das inscrições e depois abandonar os atletas pura e simplesmente.
Pelo menos o pessoal das moto4, ficou até ao fim, acompanhando o final da prova.
PS: “Obrigado” ao tipo da Casa da RTP, pois cumpriu com o “combinado” e mandou com o Vitokourov ao chão, e pirou-se, deixando o ecobike sozinho no chão, mas vamos ter que arranjar outra táctica pois mesmo assim não deu para chegar à frente dele.
Pedro "Trilhos"

4 comentários:

Mário disse...

Amigo da RTP, não vai haver pagamento pois o combinado era por um monte a baixo, com direito a fratura exposta, assim sendo fica-te com os 3.000 Euros que a RTP te paga, seu pobre.
Um abraço a todos os participantes e um recado ao Pedro, cuidado com os ataques finais, há gajos muito poderosos...
Marito

Anónimo disse...

Para a próxima temos é de contratar alguém do canal privado, pois já sabemos que empresas do Estado nunca cumprem com os objectivos...
Alguns aspectos a salientar:
- a beleza e diversidade dos trilhos percorridos, já começa a ser um hábito para os lados de Penafiel, bem como a dureza dos mesmos mas aí, já távamos avisados pela altimetria, por isso, não há lamentações!
- a muita fraca organização, lamentável a cena dos caçadores, a não atribuição dos tempos finais a mim, ao Pimenta e ao Jorge, já tinham arrumado a barraca... e a cereja em cima do bolo, já não havia tacho, tiveram que correr atras das galinhas à última da hora, enfim, muito diferente da outra maratona de Penafiel, que teve nota 20 em todos os aspectos.
- O facto de o Jorge ter levado uma coça do caraças, é sempre um aspecto positivo a reter.
- Não ter aturado o Vitokourov durante o trajecto, já que nunca mais o vimos, tb é positivo.
- Ouvir o Pimenta Saca-Saca, meu companheiro neste dia de percurso, a queixar-se das caimbras tb tem um sabor a desforra dos seus famigerados ataques nos abastecimentos e, por fim, assisitir in loco á excepcional orientação, tipo Gps do Vitaro, de dois atletas famigerados, Trilhos e Mário, é sempre uma animação :)
Venha a próxima mas com mais treino em cima da burra...

Anónimo disse...

Mais uma organização que deixou muito a desejar.
Acho que a única coisa de positivo foi o percurso estar bem sinalizado.
Já sabia que 90% dos participantes nestes eventos vai com a ideia de competir, no entanto não contava com a falta de urbanidade para com outro ciclista, como o cromo que vindo de trás me deitou ao chão e nem parou para ver se me tinha acontecido algo...enfim a estupidez tem lugar em todo lado.
Contra mim falo mas acho que já começamos a ceder a ideia de competição, qualquer dia ainda acabamos com atitudes como a do camelo que me deitou ao chão. Abraços
vitokourov

Anónimo disse...

Foi um regalo...
Apanharam-me diminuído fisicamente e com uma avariazita na bike e foi vê-los a pedalar para me deixarem sozinho...
Mas como ecobiker que se preze, não desisti e acabei a prova, tarde, mas acabei...
Aproveitem agora (até lá pró fim de Fevereiro), que estou em recuperação de lesões e intervenção cirúrgica, porque depois acabaram-se as benesses.
Abraço
Jorge Almeida (Gigantones)