sábado, 21 de março de 2009

Pelos Trilhos da Maria da Fonte

Eu, Trepador, Saca Saca, Sérgio e o seu irmão Vita, estreante por estas andanças, fomos representar o BIKE17ECO, à Póvoa de Lanhoso, nos 40 Kms de BTT PELOS TRILHOS DA MARIA DA FONTE.

Já na Póvoa, no parque de estacionamento improvisado no campo exterior da Escola, encontramos os 2 ECOBIKE´s, Jorge Almeida e Valente, e logo começaram as habituais bocas – “Eu só com uma perna vou-vos dar meia hora de avanço”. A conversa do costume do Jorge.

Na concentração para a partida, encontramos o nosso colega da 16.ª, Cristóvão Silva, afinal até parecia mal, ele, um natural daquelas paragens, não comparecer ao grande evento velocipédico da sua terra.

Antes do ínico o Jorge, ainda montou a barraca de venda de seguros da FPCUB, mas parece que a adesão foi pouca.

Partida para a prova, após a habitual voltinha pela Vila, e logo o início, sem tréguas, da primeira das 2 subidas que caracterizavam esta prova, mais de 12 Kms de subida logo para aquecer.

Como sempre e no meio de várias centenas de atletas (980), por entre os ataques do costume, perdemos-nos uns dos outros.

No posto de abastecimento encontro o Trepador que me diz que o Valente estava á nossa frente, -“O QUÊ? Á nossa frente?!! Nenhum ECOBIKE da treta vai chegar à nossa frente hoje, vamos apanha-lo”, mas nós bem pedalamos e o Valente… nada! - “Ele deve estar em grande forma”.

No final já na descida deixo de ver o Trepador, -“Bem ele é trepador não é descedor deve vir mais devagar” , já após ter passado a meta e me terem oferecido uma T-shirt alusiva aquela prova, começo a pensar o pior, pois reparo que após 10 minutos o Trepador ainda não tinha chegado. Quando finalmente chega, explicou-me o que se passou, -“Deu-me a volta á barriga, tive que ir á pressa, cagar ao monte”. Afinal quando eu já julgava que a marmelada estragada que eu pedi para darem ao Trepador no posto de abastecimento, não ia resultar, acabou por resultar na horinha certa, mesmo na altura do meu ataque…

Passada, á vontade, meia hora, apareceram os ECOBIKE´s, afinal estavam os 2 para trás.
Lá ouvimos a história do Valente a dizer que ia á frente do Trepador na descida, quando de repente resolveu cortar caminho (batoteiro), foi em frente numa curva, despistou-se e caiu por uma ribanceira abaixo e o Trepador ultrapassou-o nesta altura sem ter sequer reparado que ele tinha caído, (se calhar reparou, mas fez de conta), pelo menos não se magoou.

Desta vez as minhas sabotagens resultaram todas em cheio, tanto a marmelada para eliminar o Trepador como os travões do Valente para ele se despistar.
Embora não saiba a minha classificação (pois a organização não contabilizou tempos), sei que o meu cronómetro marcava 3h06 e cheguei ás 14H38.

Um percurso durinho, devido á altimetria, (cerca 1100 mts de acumulado) mas com single track´s de qualidade, e com uma bonita paisagem. Parece que esta Maria da Fonte escolhia uns percursos duros e exigentes. O que acho que valeu ao Vita, que se estreava, a sensação de ter sido enganado pelo irmão, por tê-lo metido nestas coisas.

Já na viagem de regresso, na auto-estrada eu e o Saca Saca, começamos a ouvir um ronco vindo da parte traseira do carro, pensamos nós que o cano de escape se tinha furado, tal era a amplitude sonora do ronco, olhamos para trás e deparamos com o Trepador deitado de boca aberta a roncar como se fosse um cano de escape, estava cansado...

E já agora, afinal quem é, a Maria da Fonte???
Bem parece que era uma mulher de armas, que liderou uma revolta popular, que teve origem na Póvoa de Lanhoso, só podia ser uma mulher do Norte...

História da Maria da Fonte (Wikipédia)


Pedro "Trilhos"

Download deste Trilho

5 comentários:

Anónimo disse...

Excelente percurso deste passeio, singletracks sempre a abrir, paisagem envolvente ao mais alto nivel, organização de parabéns, até no tacho não faltava nadinha. Dois reparos que podem ser melhorados na minha opinião: devido à dureza do acumulado, talvez se justificasse dois pontos de abastecimento e a hora de partida ser um pouco tardia.
De assinalar a estreia do Vita nestas andanças- o teu mano enganou-te bem- a presença do Silva lá da terra, da grande forma que o Valente Compostela apresenta neste momento (bem tentei descolá-lo na subida mas o xouriço na descida desapareceu-me da vista a uma certa altura, mal sabia eu que estava no meio do mato, hábitos antigos dos fuzileiros, da coça que o Jorge levou da malta, sempre agradável, de mais uma vez o Trilhos ter subornado a organização para o sorteio dos prémios e do Pimenta desta vez não ter ficado à nossa espera.
Quanto aos supostos pormenores dos roncos e dos problemas intestinais, encontra-se já um inquérito em curso para apurar responsabilidades....

Anónimo disse...

Foi um exelente passeio,apesar de durinho, que o diga o meu irmão que só dizia (se soubesse que era assim não tinha vindo )mas temos homem para os próximos passeios mas com mais treino nas pernas. A organização está de parabens, foi um percurso com paisagem excelentes e com single track´s à maneira,e bem sinalizado, de negativo so mesmo a sprite fora de prazo de validade ao almoço.

Anónimo disse...

Concordo convosco xouriços, foi um passeio muito porreiro. Foi pena não ter ficado registado em video o verdadeiro roncar. E não bebeu Sprite fora do prazo pois se bebesse era a roncar por cima e por baixo. Abraços e beijinhos!

Unknown disse...

Ó trilhos mesmo com as falcatruas habituais dos mancos dessa equipa, posso dizer que não valem nadinha.
o meu cronómetro marcava à passagem pela meta, como tempo de pedalada, 03h01m46s!!!! e não venhas dar desculpas que estava avariado...tou mesmo numa forma nunca vista!!!!!
abraços e continuem a marcar presença dos passeios, que mancos são sempre bem vindos...HAHAHAHAHA

Pedro "Trilhos" disse...

Aí está a prova, daquilo que eu digo, levas meia hora de avanço, mesmo cortando caminho para pedalar menos tempo. Nem assim nos conseguiste ultrapassar, tiveste que parar para descansar foi?! VAI MAS É, PEDALAR PARA A PRAIA!!!