segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Senhora do Salto

Boas Betetistas!
O meu amigo e conterrâneo Serge, novo nestas andanças mas já com uma presença no nosso passeio de Ribeira de Pena e fã da serra de Valongo ao Domingo, conseguiu enganar-me e fez-me levantar da cama num Domingo de manhã!!!! para irmos fazer um trilho de 40 e poucos kms até à Sra do Salto em Aguiar de Sousa, Paredes.

Fui buscar este trilho à crónica feita no forum btt do Clube Mondraker Zona Norte, site esse que disponibiliza muitas e boas fotos e resumos de vários trilhos por Valongo e outros locais.
Durante a semana, tendo ficado sem efeito a ida a Montalegre, terra dos pais do Serge (fica no entanto prometida a tal posta barrosã), eu e o Saca Saca fomos precisamente fazer este trilho, servindo mais como um reconhecimento e um treininho para a rentrée.


Bem, respectivo convite feito no blog para a malta aparecer, para fazer o trilho sem stress e conviver, ninguém respondeu presente. Sinal do tal surto de Carunchice que anda no ar (e ainda falam na Gripe A). Sem pressas e com algum sono, estou às 09H em ponto nas bombas da Esso, perto do Estádio dos Sonhos do Ermesinde. Tempinho já a aquecer mas propício para pedalar. Gajas boas àquela hora nem vê-las. Devem ter arrancado mais cedo para o monte…..

Sendo assim, metemo-nos então ao asfalto, direcção Campo, Valongo, por estrada até lá e depois veio uma mistura de trilhos, singletrack´s, com passagem por uma auto estrada e viadutos em projecção, pontes romanas e uns altares, até chegar ao Parque natural da Sra do Salto, onde fica a Capela, uma zona de merendas e também de escalada para os aficcionados, junto do Rio Sousa - nome majestoso deste Rio! Hora das fotos da praxe junto ao rio e do lanche merecido, nesta altura já o Serge fazia contas à viagem de regresso, pois o treino não tem sido muito nas férias, pelo que optamos por não fazer a totalidade do trilho, cortando caminho a um bocado do percurso em que eu e o Saca Saca andamos à nora com o GPS da última vez - avaria técnica do material!!!! - e lá regressamos à Santa Terrinha em amena cavaqueira e a pensar já no próximo treininho.
Por mim, tudo bem, já que é para levantar cedo ao Domingo ao menos que seja a horas certas para fazer companhia à betetista feminina de Ermesinde. Faz-se um sacrifício em nome da modalidade e da camaradagem!!!


P.S. E já agora um pouco de cultura. Conta a lenda da Sr.ª. do Salto que um cavaleiro que perseguia o Diabo, encarnado sob a forma de um veado, saltou inadvertidamente sobre o abismo no Lugar do Salto. Ao cair invocou fervorosamente a protecção da Senhora e por milagre cavalo e cavaleiro pousaram sãos e salvos na outra margem, no sítio onde ainda se vêm as marcas das ferraduras do cavalo. Em sinal de agradecimento pelo milagre, o cavaleiro terá mandado construir uma pequena capela à Nossa Senhora do Salto, cuja imagem é objecto de veneração popular há muito tempo...


O TREPADOR

2 comentários:

Saca Saca disse...

Pois é meu amigo Trepador, o pessoal anda sempre a mandar bocas e a falarem de carunchice mas os verdadeiros carunchosos são eles. Nunca aparecem! Ainda para mais, há um elemento que não pertencia a essa classe mas que aos poucos está a mudar-se para lá. Domingo lá estaremos para mais um treininho. Abraços e beijinhos!

Unknown disse...

Um bom trilho mesmo. Uma paisagens fantásticas e companhia do melhor. E a betetista de Ermesinde nem se fala.
Abraço Trepador e vê lá se treinas melhor a arte do GPS.