quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Ciclopatrulhas femininas da PSP


Olá pessoal das pedaladas!


Desta vez calhou-nos a nós “Meninas” (Edite e Renata) a difícil tarefa de fazer uma crónica para o BIKE17ECO.


Colocaram-nos isto como sendo um "desafio" e como somos mulheres que adoramos desafios….aqui vai (ou pelo menos vamos tentar)!

Resolvemos falar-vos da nossa actividade profissional durante o período de verão, as Ciclopatrulhas ou Equipas Velocipédicas da PSP.

Este é um tipo de patrulhamento que pela sua presença visível na via pública, chama a atenção das pessoas, enquadrando-se por isso, no programa policiamento de proximidade, uma vez que oferece uma grande comunicação entre a nossa instituição e a comunidade, visando uma actuação policial em colaboração com a população, no âmbito da resolução da pequena/média criminalidade, na prevenção de crimes e transmitindo por isso um maior sentimento de segurança.

A nível pessoal, quisemos fazer parte deste projecto porque vimos nele a possibilidade de juntar o útil ao agradável… trabalhar e exercitar ao mesmo tempo! Para além de que é uma forma de demonstrar a utilidade e versatilidade da bicicleta como meio de transporte alternativo, permitindo uma maior flexibilidade e mobilidade o que nos possibilita chegar a locais onde os veículos motorizados dificilmente têm acesso e mais rapidamente do que o patrulhamento apeado (ex: zonas balneares, ribeirinhas e pedonais), com a mais-valia de ser um meio de transporte “amigo” do ambiente.

As nossas “cicloaventuras”começaram quando ainda estávamos em Lisboa. Nessa altura, surgiu a hipótese de tirar o curso das ciclopatrulhas. (sim que para andar de bicicleta é preciso ter um curso). Então lá fomos nós…
Durante duas semanas estivemos na Esquadra de Oeiras onde tivemos uma formação teórico-prática ministrada por três instrutores, também eles, nossos colegas, pertencentes ao núcleo de Instrução.
A primeira semana de curso incidiu basicamente na teoria, tivemos um curso básico de primeiros socorros e legislação rodoviária, onde nos foram dadas algumas noções de como um ciclista se deve comportar na via pública, entre outras coisas.
Na segunda semana foi a parte prática. Foi pedalar, pedalar e pedalar… muitos quilómetros fizemos! Mais parecia que estávamos a ter treinos intensivos para participar em alguma competição….mas se assim era, nós estávamos lá para não falhar!
Por fim, no último dia de curso, fomos brindadas por uma avaliação, que incidiu única e exclusivamente, na realização de um trilho previamente definido na mata do estádio Nacional e que teria que ser concluído num tempo limite….

Claro que aqui as meninas não se deixaram intimidar e concluíram o curso com SUCESSO.
Mais tarde, integramos as equipas velocipédicas da 4ª Divisão do COMETLIS na área da 26ª Esquadra-Belém, uma zona ribeirinha bastante agradável (recomendamos!)

Quando começamos neste serviço, sentimos grande surpresa por parte dos cidadãos, turistas e comerciantes, uma vez que só estavam habituados a ver Polícias de bicicleta na série televisiva ”Asas nos pés”, no entanto, com o passar do tempo foram-se habituando e já vêm este serviço com bons olhos.

Presentemente, como já nos encontramos na nossa Mui Nobre Sempre Leal e Invicta Cidade, acabamos por ter a oportunidade de nos juntar também a este grupo do BIKE17ECO, onde temos sido participantes pioneiras nalguns dos passeios já organizados, por estes e muitos outros amigos e nos muitos que se seguirão.

Por isso cuidado que” nozes” andamos ai!

Edite e Renata

6 comentários:

Pedro "Trilhos" disse...

Pois, estou mesmo a ver: passar o verão, a passear de bicicleta na praia e a pôr a conversa em dia.
Isso é que é trabalhar…

Sousa "Trepador" disse...

Moçoilas, tenho a dizer o seguinte: estão de parabéns pela crónica (demorou mas chegou), tá altamente e espero que seja a primeira de muitas, o pessoal do Bike17eco agradece.
Um último mas sucinto comentário à qualidade extraordinária do fotógrafo, mormente da 1ª foto, bem como à lucidez e sapiência do atleta que vos fez lançou este desafio, seja lá quem for! Bem haja :)
PS. Só falta mesmo é a foto da lancheira na bike, mais nada!!!

Joao Mouteira disse...

Mt bem meninas( perdão, senhoras agentes): Já aprendi qualquer coisa, como por exemplo a profissão dos cursos é sem dúvida a nossa.
Assim a nossa equipa já não pode ser acusada de descriminação nem de machismo. Benvindas meninas.

Anónimo disse...

Muito bem...estou deliciado com a crónica, redacção e caligrafia, foi a primeira mas com muita qualidade, flores, argumentos e dedicação...pena é não haver umas "paredes" nessas patrulhas, queria ver, queria...lá se ia a conversa e a lancheira...
Estão de Parabens as senhoras agentes, Força.
Santiago

Anónimo disse...

Parabens as senhoras agentes pela bela cronica. Apenas lanço uma pequena questão. . . , será que as bicicletas continuam a perder peças pelo caminho enquanto se patrulha??? pelo menos em 2002 era isso que acontecia a quem iniciou esse tipo de patrulhamento aqui no Porto. lololol
Assassinado: Guimaro
p.s. eu sei do que estou a reclamar

Anónimo disse...

É de louvar que hajam meninas nas equipas velocipédicas!!!!
Passei por aqui para conhecer o site, e claro está não poderia deixar de comentar.
Parabens pelo vosso grupo, e pedalem cada vez mais pelas nossas terras lindas.
As meninas sabem quem sou....
Paula EPP