domingo, 15 de agosto de 2010

Tudo por todos. E todos por uma pedalada!

**** “A vida é como uma bicicleta, para se manter o equilíbrio, tem de se estar em movimento”. Albert Einstein

*** No Dia 1 de Agosto de 2010 e no âmbito das comemorações do 143º aniversário da PSP do Porto, teve lugar o 1º Passeio de Cicloturismo , organizado pelo nosso Comando Metropolitano. A pedido do meu caro amigo e colega Nuno Guimarães, conceituado atleta da casa dos organizadores do percurso e que teve que faltar pelo facto de se ter casado no dia anterior (Ausência injustificada Amigo!), fiz o relato sucinto desta pedalada para publicar no Blog oficial dos PedaladasBikeTeam. Ora aqui vai então!

***Os elementos e amigos do BTT da Esquadra de Santiago de Custóias (PedaladasBikeTeam) –local de partida e chegada dos Cicloturistas- encarregaram-se do reconhecimento prévio do percurso, servindo de guia nos cerca de 40 kms percorridos e com trajecto delineado por Custóias, Crestins, Santa Cruz do Bispo, Leça da Palmeira, seguindo-se a marginal até Matosinhos, depois até à ribeira do Porto, com passagem pelo Comando Metropolitano da PSP do Porto, onde tivemos direito a lanche (àgua, laranja e sandes de fiambre – faltou uma feijoada e um copo de vinho como sobremesa), recuperando forças e consequente regresso pela Senhora da Hora, Leça do Balio até à Esquadra de Custóias .

***Numa manhã amena mas perfeita para a actividade, a escolha deles não poderia ter sido a mais acertada. Tratando-se de um convívio, foi escolhido um percurso quase sempre plano, excelente para a cavaqueira habitual, sem nenhuma dificuldade de relevo – excepção feita à subida da Rua Mouzinho da Silveira e Rua D. João IV, no Porto, que serviu de aperitivo para a lanche. O trajecto foi sempre acompanhado por dois Agentes Motociclistas da Divisão de Trânsito, que disputaram sempre os 1ºs lugares com o nosso colega fã do Fabian Cancellara e que dispunha de motor na bicicleta, um fotógrafo oficial e uma ambulância a fechar o grupo, pelo que decorreu sem qualquer incidente (a não ser algumas dores nas cruzes e na próstata de alguns atletas menos habituados a estas andanças).
***Como não podia deixar de ser – existindo pedalada, convívio e reforço alimentar…, 4 atletas do Bike17Eco (Manuel Silva, João Mouteira, Acuçena Monteiro e minha pessoa) marcaram a sua presença . Outros amigos do Bike17eco não puderam comparecer por motivos de serviço, contudo ficámos responsáveis pelos lanches respectivos. Obrigado desde já pela cedência dos suplementos….
***Considerações finais e pessoais.
Sendo a prática desportiva fundamental em qualquer actividade laboral, estreitando também as relações interpessoais e profissionais, é de saudar os Organizadores, Guias e Participantes deste 1º Passeio. Algumas opiniões divergiram quanto à eventual participação ou não de outras forças de segurança e civis no passeio. Quanto a mim e concordando com o meu ilustre amigo do Bike17eco, Pedro Silva “Trilhos”, alargar a participação a outros Amigos, só traria uma imagem de prestígio e de modernidade à nossa Força. Um debate a acompanhar seguramente no futuro. Venha já o Próximo! Mas, desta vez, com direito a Sarrabulhada ou Cabidela no fim, uma questão de manter os índices de forma a níveis elevados!

Bem hajam.
Sousa “Trepador”
PS. Vítor Silva, todos os teus amigos do Bike17Eco desejam-te muita força nessa batalha e uma rápida recuperação. (Estamos também a planear uma OPA à Ecobike para te contratar a troco de uma nata podre e uma cerveja de lata morna!).

2 comentários:

Joao Mouteira disse...

A nossa presença( BIKE17ECO)trouxe brilho a esta bela iniciativa.

Familia Quintans Guimarães disse...

A vossa presença é uma obrigatoriedade para nós (pedaladasbiketeam) e eu como manager do grupo, não esqueço as minhas raízes e dos amigos que me levaram ao mundo das biklas.
Contamos sempre com a vossa presença, pena é que alguns mancos da concorrência não apareçam. (cá para mim é dor de cotovelo)
Aproveito para informar em segunda mão que para Dezembro temos um desafio a altura dos amigos da bike17eco

Mais uma vez um grande abraço aos amigos da bike17eco e para o ano não falto (não me posso casar de novo para me esquivar)
Nuno Guimarães
Esquadra Santiago de Custóias