quinta-feira, 24 de maio de 2012

1º Passeio de BTT em Vila Viçosa


**No dia 29 de Abril realizou-se pela primeira vez o passeio de BTT em Vila Viçosa Desde já os  meus maiores agradecimentos aos meus amigos, Amorim, Mouteira e Sousa.
O nosso passeio iniciou e findou em Vila Viçosa “a minha santa terrinha” e percorreu as lindas margens e encostas do Rio Paiva de 3 concelhos diferentes: Arouca, Cinfães e Castelo de Paiva.
Contamos com cerca de 30 fortes e destemidos participantes, com a bela presença de alguns elementos femininos de renome, mas a verdade é que mal iniciou a prova aconteceu logo o primeiro de muitos percalços:  uma bicicleta presa numa rede que não havia jeito de querer sair!!!
**Seguidamente fomos em direção a S. Pedro (Travanca) e aí iniciamos uma descida vertiginosa  até ao Rio Paiva. Foi nesta parte do percurso que surgiram os primeiros problemas técnicos, como correntes partidas, mas estas foram solucionadas pelo nosso mecânico de serviço- Silva.  Também sucederam-se as primeiras quedas, a do nosso mecânico e a do Manuel António que por já se encontrar próximo da água tentou nadar em seco!!! Eu não faria melhor… Foi então necessário parar e contemplar a paisagem…
**Chega de descanso!  Deixamos o concelho de Cinfães e atravessamos a ponte de Melo  desconhecida por muitos daqueles que vivem naquela zona, depois foi sempre a subir até à Ladroeira (Castelo de Paiva). Com a subida lá vieram os problemas de uma dita pedaleira e em vez de parafusos levou pedras, pedrinhas e mais pedrinhas…!
**Quando chegamos ao cima da encosta, foi tempo de curar feridos, esticar pernitas, tirar fotos e molhar a boca!!! Passamos junto aos fornos de carvão um sítio diferente e sinistro! 
E se antes tínhamos subido estava a chegar o momento de descer em direção à.Espiunca (Arouca). Agora sim! Foi só desfrutar da vista, da água, da lama e dos objetos não identificados deixados no meio do caminho… “mais trabalho para o carro vassoura”.  Na Espiunca tivemos direito a experimentar a areia da praia fluvial…
 **Finalmente a última subida… até à Vila que é aldeia. O Rogério, o homem da pedaleira, foi rebocado pela mota vassoura, um furo levou o carro vassoura a confundir-se em relação aqueles que vinham realmente mais atrasados… depois de desfeitas as confusões, o nosso amigo Paulo ficou na companhia do carro vassoura, sendoincessantemente enganado por este pois “faltavam sempre três curvas para o final”.  É de salientar que o motorista de camiões não desistiu e chegou ao final, um bem haja para ele. E como o inesperado acontece quem diria que na meta ocorreriam mais dois “tralhos” de dois amigos que até as quedas partilham- Rui e Hugo.
**Após retirar as impurezas do corpo com água não muito quente e cara, era tempo de comidinha e paparoska! Á nossa espera no campo de paintball (local do almoço) estavam os homens do talho: o,    Eduardo e o Zé Manel (homem do volante) estes tinham preparado um delicioso porco no espeto.  O meu agradecimento para eles pois conseguiram com dificuldade saciar aquele “bando de esfomeados”…!
**Bem, como já se aperceberam chegou a hora dos agradecimentos: ao homem da mota vassoura- Nuno;  ao carro vassoura e família; aos participantes colegas de trabalho e elementos do fantástico grupo do Bike 17Eco; aos participantes de Souselo; aos poucos participantes de Vila Viçosa mas bons- Um Muito Obrigado…
**Não posso deixar de referir que depois dos escravos do trabalho terem deixado Vila Viçosa em direção ao Porto ainda houve tempo para uma tarde de pura diversão de paintball.

Ps: Uma chamada de atenção para o uso do capacete é muito importante! Fica a promessa de mais um convívio futuramente.

Grato pela vossa presença
José Rodrigues.

Fotos deste Passeio

Fotos deste Passeio

4 comentários:

Joao Mouteira disse...

Com Amigos destes, cada passeio é uma verdadeira alegria:Um agradecimento especial aos familiares do Rodrigues que mais uma vez nos receberam como só eles sabem e ao anfitrião que faz jus a ser um dos nossos.
Já agora, o porco tinha o mesmo aspeto do SOUSA, logo era bem bonito.

Sousa "Trepador" disse...

Um dia bem passado, trilhos repletos de descidas...., deixando transparecer a alegria dos participantes e organizadores, em que até o tempo incerto nos foi favorável.
O sacrifício do porco era exigido pela população, fica-lhe a vã e fugaz memória de ser comparado a tão nobre betetista.
Não obstante de que ainda pediu como último desejo beijar loucamente o Mouteira, dado o seu charme inato, tal não lhe sendo concedido em virtude do carunchoso servir de emplastro nas fotografias do passeio.

Anónimo disse...

Eu também vou aqui deixar o meu comentario: foi com grande agrado que fui com a moto4, pode testemunhar que a camaradagem entre o pessoal foi 5*, ah o Rodrigues ja disse que para o próximo passeio a parte final era para podar uns japoneiros ehehehehe, estou a brincar, para mim foi uma honra conhecer o pessoal do bike17 espero bem que para a próxima possam estar presentes.

Anónimo disse...

É só para dizer que foi um passeio mt agradavel, mas no proximo passeio levo uma pedaleira melhor ;)
Foi uma honra pedal com este pessoal, bjs e abraços até uma proxima.......