segunda-feira, 28 de maio de 2012

Estudo do efeito das maratonas em atletas amadores

** A maioria de nós, Atletas amadores, participa ou já participou em múltiplas corridas épicas, travessias e maratonas de alta intensidade, extensas na sua quilometragem e de uma dureza extrema e fatigante. Momentos inesquecíveis em todos os seus aspetos..
** Eis As Questões: Até que ponto esses esforços tremendos não afetarão negativamente o nosso corpo? Não estaremos a prejudicar-nos e a ultrapassar o nosso próprio limite físico?
** São estas e outras lacunas na bibliografia científica atual que deram o mote para o investigador principal desse estudo, Miguel Ângelo Rego, nutricionista e mestre em saúde pública, estudante de Doutoramento em Atividade Física e Saúde na FADEUP, e adepto do BTT, avançar com esta investigação e tentar obter as respostas pertinentes, no sentido de um melhor aconselhamento sobre o treino, gestão do esforço, estratégias alimentares e hidratação adequadas. (Ver artigo completo da sua autoria na Bike Magazine deste mês).
** Desta forma, o Centro de Investigação em Atividade Física, Saúde e Lazer  tem realizado os estudos supra com múltiplos voluntários e que consistem, na prática, na avaliação da composição corporal, do consumo máximo de oxigénio e da força máxima dos membros inferiores.
**Ora bem, é do conhecimento geral que nós, no Bike17Eco, gostamos de baralhar ao máximo as  experiências científicas, por tal motivo deram-se como voluntários à força 3 atletas de reconhecido caruncho internacional, Pimenta, Sérgio e a minha pessoa, para participarem no dito estudo, servindo também de propósito para uma avaliação dos nossos parâmetros físicos, ou seja, qual o nível acentuado de salapismo acumulado até esta data.
** Para além do mais, a nossa participação reforça a importante componente didática, sobretudo
em que serve de alerta para as lesões desportivas e as mazelas desnecessárias, as quais repetidamente têm devastado o pelotão do Bike17Eco ( Do conhecimento geral os casos da  Desportivite e Francesinhite Aguda do Mouteira, a Nitrofuranite Alérgica-a-Subidas da Renata, SóniaEdite e Andreia, a Sonolite Pieirenta do Amorim, o Síndrome da Voadisposição Matinal  que aflige o Pedro, só para citar alguns casos de estudo académicos...).

** Atenção! O vídeo que se segue tem um conteúdo capaz de ferir a susceptibilidade de qualquer PESSOA que se preze, não sendo por isso aconselhável às pessoas mais sensíveis...




Ass. Sousa
Fotos deste Passeio

1 comentário:

Joao Mouteira disse...

Estes rançosos não representam uma amostra da qualidade superior dos atletas de BIKE17ECO.Como não estive presente, não foi possível chegar a conclusões cientificamente capazes