sexta-feira, 1 de junho de 2012

MON CHEMIN



 ** Permitam-me o seguinte desabafo: vivemos hoje num mundo cão. Numa sociedade cada vez mais materialista, egoísta e individualista, violenta, feita de manigâncias, de faz de conta e de aparências fugazes, imediatista, em que valores supostamente dados como adquiridos, tais como o respeito pelo próximo, a honra, a humildade, a ética, a liberdade, a seriedade, o brio, a dignidade, a valorização pelo labor, são espezinhados e deitados na sarjeta contínua e diariamente. 

** Para mim, o Caminho  é a sua antítese. É o seu contraditório, cruza reciprocamente a aventura com a adversidade, o sofrimento físico e moral com o companheirismo e a amizade, o testemunho na fé e a dúvida, a beleza da natureza e a sua imprevisibilidade, a consciência da vida e a inevitabilidade da morte, os laços familiares, o amor e o medo do desconhecido, a saúde e a doença. 

** Mas o Caminho e o SEU chamamento longe alcançam. As sua raízes libertam-se do seu captor.

** O que OS move? Que procuram eles nessas estradas milenares e sinuosas? Que desígnios? Que respostas? 

** O MEU CAMINHO está há muito que a ser percorrido. Tenho bebido do sumo da vida. Debaixo da bica e a goles largos. Bem ou mal,  a viagem é que tem contado, desconheço claro o seu destino.  Mas asseguro-vos, a minha jornada tem-se revelado dura. Um turbilhão de sentimentos, muitas perguntas sem respostas, feridas que nunca sararam. Mas é ESTE o meu Caminho e tenho de o percorrer. Não o contrário. Quando terminar a minha cruzada, seja lá ela em que data e hora for, irei de cabeça erguida e de consciência tranquila. Sabendo que terei dado o melhor de mim.O melhor que soube e me foi ensinado. Até nos meus erros. Lembrai-vos disso.

** Muitos de vós também fizestes e fazeis parte desta aventura. Alguns já terminaram a sua peregrinação, chegaram ao fim da estrada. Demasiado cedo. Demasiado novos. Demasiado brusco. Com tanto ainda para dar e para receber. Demasiada dor. Nunca vos esquecerei. 

** Outrossim ainda me acompanham até à data. Orgulhai-vos disso. Eu sim. A honra é toda minha. 

** O CAMINHO reclamou a minha presença novamente. E responderei ao seu apelo porque ele é, na sua essência, o Caminho da minha VIDA. E, afinal de contas, será também um pouco o VOSSO. 

**** Caminho Português Interior de Santiago (1ª parte - Viseu a Chaves - nos dias 14-15-16 de Junho; 2ª parte - Chaves a Santiago de Compostela - em Outubro e a designar).
1. Ferminhão - Penude.
2. Penude - Parada de Aguiar.
3. Parada de Aguiar - Chaves.


Sousa "Trepador"

Sem comentários: