quarta-feira, 20 de novembro de 2013

TRILHOS DOS MOUROS - Circuito NGPS



** Nascido em 2011, o conceito do Circuito NGPS  é e passo a citar " o de criar um conjunto de eventos/passeios de Btt, com razoável grau de dificuldade, com orientação exclusiva por GPS, em autonomia total, e de custos reduzidos quer na organização quer para os participantes. Uma das grandes metas atingidas terá sido o do convívio salutar e as novas amizades que entretanto se foram enraizando ao longo do ano. No segundo ano fomos ainda mais além, cobrindo uma área geográfica maior e com mais eventos. Para 2013 teremos 11 eventos, novos percursos e novos locais como a Serra da Freita, o Gerês, Guimarães e a Serra da Gralheira."
** Em 2013, 4 destes mafarricos participaram na 1ª etapa deste circuito, realizada na Serra da Freita, na estreia para a organização dos nossos amigos da Ecobike, evento que foi um estrondoso sucesso a todos os níveis.
** Desta vez, a 10ª e penúltima etapa realizava-se aqui pertinho de casa, por terras do Castelo da Maia e tinha como mentores o grupo BTT CaçaMouros. 
** Sendo assim, Eu, o Pimenta e o Sérgio resolvemos marcar presença para mais um excelente e duro dia de puro BTT, tendo-nos inscrito no percurso mais longo, com cerca de 70Kms. A alimetria não enganava os mais incautos e o percurso foi um autêntico rompe-pernas, num misto de estradas rurais, estradões, monte,
singletracks, caminhos de vacas, etc... havia para todos os gostos. 
**Algumas partes do percurso já tinham sido por nós desbravados em tempos, por exemplo o monte de S. Gens, a torre de vigia da Paradela junto à Trofa e onde passa o Caminho de Santiago, Vale do Pisão, Vilar de Luz e Sao Miguel o Anjo, outras foram autênticas boas supresas.    

Breve notas do dia
1º. Eu e o Sérgio fomos supreendidos logo de manhã pela nova mudança da bike do Pimenta, não é que o mafarrico me deu enfim ouvidos e meteu pneus tubeless! Já deixei foi de ter uma desculpa válida para descansar enquanto o rapaz remendava os seus 40 furos por trilho...
2º. Vários ilustres seguidores do Circuito e amigos aqui da malta se cruzaram connosco, 
cada um com o seu objetivo traçado para o dia, caso do sempre e eterno jovem Manuel Couto, o atleta de cariz internacional Tó-Jó, o paparazzi Domingos Moreira e o Henrique Santiago que já tinha planeado o assalto ao local de almoço 15 dias antes de certeza! 

3º. O Sérgio reviveu "boas sensações" ao passar novamente numa descida técnica, na qual uns meses antes e na minha companhia, "virou a barcaça" em modo câmara lenta e espatifou-se conjuntamente com o seu mega GPS Garmin. Eu sei, pergunto vocês como está o Gps, sofreu bastantes mazelas no écran e encontra-se ainda a recuperar...
4º. O Pimenta só veio fazer um treininho de 50 kms, em modo poupança, para no dia seguinte aí sim fazer-se representar ao mais alto nível, na Aguçadoura, Póvoa de Varzim, num passeio/convívio em homenagem ao mítico ciclista luso Rui Costa, pelo que, quando chegou á estrada que liga a Vilar de Luz- ainda sem furos!- e que conhece perfeitamente, meteu pés a caminho da meta... Se ele foi ou não no dia seguinte permanece um mistério!


5º. Em razão da sua idade avançada e de um já acentuado caruncho acumulado nos seus ossos, ressequidos pela brisa marítima da Afurada, o nosso grande amigo Jorge Almeida, ilustre Presidente da Ecobike, nem direito teve a um dorsal pois os riscos e possibilidades de este último encrencar o passeio eram demasiado elevados. Claro está que o "belhote" mal nos viu, teve que vir tirar uma foto com tão ilustres betetistas. Tentamos depistá-lo durante o resto do passeio, pelo menos até aos 50 kms, em vão amigos... Lá tive eu que ouvi-lo a desabafar das saudades profundas que já tinha das suas conversas profícuas com o Manuel "Xinateiro", dos problemas de falta de óleo nos joelhos, etc... Mas é sempre um prazer para nós.
** No fim de contas, mais um belo dia de convívio e de desporto, por terras lusas, enquadrados num conceito simples, de puro BTT, mas, é costume dizer-se que, muitas das vezes, as coisas simples são as que nos tornam mais felizes

Manuel "Trepador" Sousa.

PS. O dorsal do passeio dos 400 participantes, com uma faixa preta, fazia uma singela mas justa homenagem a um companheiro betetista, recentemente falecido, Tó Zé, do singular Grupo de BTT Kunalama ApdPortela, indefectíveis destas andanças. E, no dia seguinte, foi também noticiado a morte de outro companheiro betetista, Manuel Barreira, durante um passeio de BTT, em Mirandela, pelo que, em meu nome pessoal e de todo o pessoal do Bike17Eco, enviamos os nossos sinceros e sentidos pêsames aos familiares e aos amigos dos guerreiros falecidos.  

Fotos deste Passeio

2 comentários:

Anónimo disse...

Mt boa e como sempre excelentes amigos. ...ob
H Santiago (kiko)

Pedro "Trilhos" disse...

Eu não fui, porque tive medo de estragar o meu GPSr, no mesmo local do Sérgio.