domingo, 29 de junho de 2014

A INQUIETUDE DE UM TREPADOR / O ASAS NOS PÉS À MODA DO BIKE17ECO.

*** A INQUIETUDE DE UM TREPADOR.
* Das inúmeras vezes que passei de carro pela A28, no sentido Porto - Póvoa de Varzim, sempre me INQUIETOU a vista de um monte e de uma igreja, de escadaria acentuada,  os quais se podem avistar já ao longe ao passar junto àquela cidade.
Ao circular naquela estrada, pelo brilho da noite, ainda ficava mais assombrado, dado a sua imponente e magistral figura, iluminada no horizonte.
* A inquietação foi-se instalando, corroendo vagarosamente e deliciosamente a alma deste TREPADOR, até porque das 2 ou 3 vezes que percorri a CICLOVIA que liga Famalicão à Póvoa, e que passa relativamente perto daquele lugar, não me foi possível, por diversos motivos, desviar-me da minha rota...
* Começava a parecer até que aquela imponência toda teria um efeito dissuasor sobre este mafarrico. Querem ver que lhe "faleceu a coragem", lembrando-me agora das palavras de José Saramago!
* Ora, quando marquei o nosso treino, delineando à partida a rota traçada, para 2 dos meus camaradas e amigos destas andanças, PEDRO "TRILHOS" e SÉRGIO "FUGAS", e que seria percorrer os Caminhos de Santiago até Famalicão, entrando depois na Ciclovia até à Póvoa, mas com a condição sine qua non de desviar e descobrir AQUELE LUGAR,  não obtive quaisquer resistências.
* Bem, é certo de que o TRILHOS, na sua já famigerada conhecida boa disposição matinal, ainda desabafou um "não sei o porquê de tanta insistência na ida àquele monte, àquela igreja, mas tudo bem...". Soubesse ele deste meu desassossego!
* O treino/passeio começou, a chuva também resolveu aparecer, as localidades, as serras, os montes, os trilhos, os pãos quentes e cafés foram-se vivendo, percorrendo e degustando.
* E por fim, sem dar por mim, estava já alegremente no SEU topo. A INQUIETUDE tinha-se evaporada, dando agora lugar à merecida PAZ DE  ESPÍRITO e à CUMPLICIDADE...

*** O ASAS NOS PÉS À MODA DO BIKE17ECO.
* Como é sabido, o BIKE17ECO tem já 2 ilustras representantes nas Ciclo-Patrulhas da PSP, a RENATA e a EDITE, o que muito nos honra. Sobre essa matéria podem ler AQUI e AQUI dois artigos já publicados neste blog.
* Ora o que é que sucede: tal é a qualidade da nossa (DES)formação que OS ASAS NOS PÉS lusitanos vieram recrutar este ano mais um atleta da casa, no caso em apreço, o PEDRO TRILHOS.
* Após extensas e duras provas, teóricas e práticas, de acesso ao curso em questão, entrevistas, exames psicológicos, o Trilhos passou com nota máxima e distinção em todas elas. Segundo pude apurar, ele surpreendeu até o júri numa questão fundamental e de caráter eliminatório, e em que muitos candidatos falharam, que era a seguinte: "Tem passe de METRO caso seja necessário?"  Mais nada!

SOUSA "Trepador"

Fotos deste Passeio Download deste Trilho

1 comentário:

Pedro "Trilhos" disse...

É só para informar (a bem, da verdade) que não passei propriamente com nota máxima, mas que tenho passe de metro, isso tenho :)
Quanto à inquietude do Trepador, eu sei bem o que isso é, pois sofro da mesma patologia, desde que me ature, pode-me convidar à vontade para subir,todos os cumes, cordilheiras, montanhas, montes, cabeços, morros, colinas, relevos em geral ou igrejas, que encontramos, porque, (como eu cheguei a comentar enquanto nos dirigíamos a esta Igreja no Monte S. Félix) o motivo é mais que óbvio: Porque eles estão lá .